O que é o Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão

Conheça nossa história e jeito de trabalhar.

 A Organização da Sociedade Civil (OSC) Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão, fundada em 2002, desenvolve ações sócio-educativas com crianças, adolescentes e adultos moradores de bairros de maior vulnerabilidade social da cidade de São Bernardo do Campo - SP através de suas instalações e projetos junto às escolas municipais.

Nossa História

Relatório Anual de 2017

Nossos Projetos
Nossos Prêmios

Prestação de Contas 2017

Nossa História

 Desde 1996 realizando trabalhos sociais voltados para a educação, cultura e lazer para a população vulnerável do município de São Bernardo do Campo e oficialmente organizada em 12 de julho de 2002, o Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão, um grupo de amigos da área de educação e envolvido com questões sociais deu início ao “Encontro da Criançada”, um evento anual realizado nas ruas de bairros menos favorecidos da cidade com o objetivo de proporcionar experiências divertidas em um dia agradável para as crianças e suas famílias.

 No evento, crianças e adultos podiam brincar, ouvir histórias, dançar, produzir brinquedos com material reciclado, participar de oficinas sobre cidadania, meio ambiente, higiene e saúde; tudo era oferecido gratuitamente e era gratificante perceber o quanto as crianças e as famílias se envolviam nas atividades e descobriam suas habilidades enquanto fortaleciam laços.

 Querendo fazer mais pelas crianças, este grupo de amigos passou a atuar na EMEB Otílio de Oliveira em 2000 através do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil com crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. Durante as atividades as crianças tiveram a oportunidade de se expressar artisticamente, verbalizar seus sentimentos, mostrar seus talentos e perceber que eram capazes de grandes realizações. Com o desenvolvimento do trabalho, percebeu-se que o potencial das crianças era muito grande e que as dificuldades escolares que eles apresentavam refletiam a falta de oportunidade de experimentar aprendizagens e vivências sociais diferentes e que eles precisavam de atenção e estímulo para desenvolver todo o seu potencial. 

 O envolvimento com as crianças e o resultado do trabalho fez com que aquele grupo de amigos se organizasse e transformasse a garagem de um consultório, próximo da escola, em uma oficina de talentos.

 A princípio, eram realizadas oficinas de artes com as crianças uma vez por semana; as famílias eram convidadas para atividades em conjunto, no final era oferecido um delicioso prato de sopa. Mais do que o alimento para o corpo, aqueles encontros traziam alimento para a alma dos participantes.

 O Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão começou atendendo 10 crianças e atualmente a instituição, em parceria com escolas municipais, atende 600 crianças.

 

 Nos 15 anos de trajetória da instituição já colhemos muitos frutos; crianças que se transformaram em adultos e cidadãos comprometidos com a própria vida, com o social e com o bem do próximo, que ocupam os espaços com dignidade, que se fazem ouvir e, acima de tudo, sabem o valor do respeito e suas capacidades de transformar o mundo.

E agora você está aqui conosco para escrevermos os próximos capítulos desta história!

Nossos Projetos

 

- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

- Assegurar espaços de referência para o convívio em grupo, comunitário e social; desenvolvendo relações afetivas,solidárias e com respeito mútuo; 

- Possibilitar a ampliação da aprendizagem e do acesso a informações culturais e artísticas.

- Estimular o desenvolvimento de potencialidades,habilidades e talentos

- Propiciar a formação cidadã e o estimulo a participação na vida pública do território, sendo críticos, autônomos e capazes de resignificar suas vivências sociais,sendo reiseridos e permanecendo no sistema educacional. 

PRESERVANDO A VIDA 

- Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;

- Previnir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; 

- Promover aquisição sociais ás famílias, potencializados e protagonismo e a autonomia das famílias e comunidade.  

- Contribuir para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social; promovendo o acesso aos demais serviços setoriais

- Contribuir para o usufruto de direitos

- Apoiar familia que possuem,dentre seus membros,indivíduos que necessitam de cuidados,por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares. 

 - Estimular o desenvolvimento de potencialidade e novos projetos de vida.

DANÇA CIDADÃO
TV RÁDIO CIDADÃO

A TVRÁDIO CIDADÃO, é um projeto da OSC Pequeno Cidadão, o projeto foi criando em 2010 com o intuito de ajudar crianças e adolescentes com vulnerabilidade social através de atividades lúdicas e sócio educativas por meio da Rádio.   

Nossa programação é bem diversificada, desde programas para crianças com brincadeiras até mercado de trabalho para adultos, tentamos agradar todos os públicos, trazemos noticias do bem sempre coisas boas e noticias que não pouco divulgado pela grande mídia. 

Nome do Projeto

 O Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão foi organizado oficialmente no dia 12/07/2002, mas desde 1996 realiza trabalhos sociais voltados para a educação, lazer e cultura para a população vulnerável de S.B.C. Um grupo de amigos da área de educação e envolvido com questões sociais deu início ao “Encontro da Criançada”, um evento anual realizado nas ruas de bairros menos favorecidos de São Bernardo do Campo.

Prêmios e Reconhecimentos

Prêmio Itaú Unicef

Educação Integral

2017

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Prêmio Itaú Unicef

Menção Honrosa

2015

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Prêmio Itaú Unicef

Experiências que transformam

2011

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Volkswagen na Comunidade

Projeto

Rádio Cidadão

2014

Prêmio Itaú Unicef

Todos pela Educação

2007

Semifinalista

Projeto Crescer

Prêmio Itaú Unicef

Crer e Fazer

2013

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Prêmio Itaú Unicef

Tempos e Espaços para aprender

2009

Vencedor Regional

Projeto Preservando a Vida

Nossa Equipe

Valquíria Moraes
Diretora Geral
Adriano Lima
Educador
Felipe
Educador
Ingrid Moraes
Administradora
Bruno Ibarra
Marketing
Felipe
Educador
Diretoria Executiva
Conselho Fiscal

...e nossos inúmeros voluntários, familiares e demais apoiadores que fazem nosso trabalho alcançar lindos resultados em forma de cidadãos do futuro. Ninguém chega longe sozinho.

Núcleo de Apoio ao

Pequeno Cidadão

Rua Tietê, 1285

São Bernardo do Campo - SP

Fale conosco!

(11) 4367-1288

contato@pequenocidadao.org.br

cnpJ: 05218684001-16

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2018 desenhado à mão por Universo Expandido