Seja um voluntario, Denise e Cida voluntárias da ONG Pequeno Cidadão realizaram atividade de páscoa com as crianças

2 Apr 2018

 Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária: Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.“Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessas definições se encontra a principal motivação para o exercício do voluntariado a satisfação.

O trabalho voluntário gera uma realização pessoal, um bem-estar interior originado do prazer de servir a quem precisa. É um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado à importância de sentir-se socialmente útil.

No voluntariado, todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha e a comunidade.

O serviço voluntário é uma realidade antiga no Brasil e, desde 1998, há uma legislação específica para a prática do voluntariado, criando respaldo jurídico para facilitar a profissionalização do serviço voluntário.

 

Vamos te dar 8 dicas de como ser um voluntario

1. Todos podem ser voluntários: Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas têm capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.

 

2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária: Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades. 

3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: O voluntário doa energia e criatividade, mas em troca ganha contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de sentir-se útil.

4. Voluntariado é ação: Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer vai e faz.

 

5. Voluntariado é escolha: Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.

6. Voluntariado é compromisso: Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.

7. Voluntariado é uma ação duradoura e de qualidade: A função do voluntário não é tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.

8. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica: As formas de ação voluntária são tão variadas quanto a criatividade do voluntário e as necessidades da comunidade.

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no LinkedIn
Curtir
Please reload

Destaques

Lixo na Lata Pequeno Cidadão

16 Jan 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Tags